O que é o Método Montessori?

Atualizado: Jan 22

Afinal, o que significa e como funciona o Método Montessori?


Quem foi Montessori?

Maria Montessori foi uma médica e pioneira no campo da pedagogia dando ênfase à auto-educação do aluno.


Criou a Pedagogia Científica (mais conhecido como Método Montessori) e revolucionou a forma como a criança é compreendida e respeitada.


Método Montessoriano



“Ajuda-me a fazer sozinho”.


Na teoria montessoriana, o foco é desenvolver a autonomia da criança, respeitando o tempo de natural de cada indivíduo. Nesse método, o adulto tem o papel de deixar fazer, de observar e ajudar somente caso seja necessário ou a criança peça ajuda. Focando no desenvolvimento de habilidades que serão importantes para a vida.


Para auxiliar a criança em seu desenvolvimento sem interferir ou influenciar, com liberdade de escolha e de repetição de cada exercício quantas vezes quiser, a criança se auto educa.


Para Montessori, a educação é uma conquista da criança.



Diferente do ensino tradicional, no montessoriano, é incentivado a procura e a descoberta (pesquisa) ao invés de simplesmente “entregar” o conteúdo.

E através das informações descobertas, a formação de pensamento sobre elas.

Incentivando o desenvolvimento do potencial criativo desde a primeira infância.


Adulto Preparado

No método montessoriano, todos os princípios só funcionam quando o adulto que interage com a criança se esforça para também transformar-se interiormente.



O adulto preparado é um observador que confia na criança e busca nos atos dela as indicações de suas necessidades. Esse adulto não deve ajudar mais do que necessário e apesar de mostrar que está ali caso seja necessário, deve dar à criança a liberdade sempre que ela acreditar que pode agir sozinha.


De acordo com a Teoria de Montessori, as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor através das mãos. Por isso, muitos dos exercícios desenvolvidos pela educadora chamam atenção dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho).



Veja aqui:

30 Brincadeiras e Atividades para Crianças e Bebês a partir de 1 ano



Educação Cósmica

A percepção que todas as coisas estão profundamente conectadas e dependem umas das outras para existir, mantém desperto o interesse da criança pelo mundo. Isso ajuda desenvolver um senso de gratidão para com tudo o que há no mundo.


Ambiente Preparado

Montessori diz que devemos dar à criança ambientes de liberdade e independência, onde tudo seja organizado e preparado para a ação infantil, que o ambiente da criança seja do seu tamanho, simples, e que contenha objetos interessantes e importantes para sua caminhada de vida rumo à independência .


Veja também: Quarto Montessori



Brinquedos e Jogos Montessorianos

O método montessoriano propõe uma enorme diversificação das tarefas e a máxima liberdade possível, seguindo o ritmo de suas próprias descobertas.


Veja o vídeo “O que é uma comunidade montessori ? (para bebês). que mostra como funciona na prática uma escola Montessoriana onde as crianças têm o ambiente preparado para elas terem total autonomia.


Alguns Livros de Maria Montessori:

Pedagogia Científica (1909);

O Segredo da Infância (1936);

Mente Absorvente (1949);

A Formação do Homem (1949);

Em Família (1951);

A Criança (1984). Com Luíz Horácio da Matta;


Qual Metodologia você prefere? Deixe sua opinião aqui nos comentários!


Um abraço,


Michelle


Nosso Whatsapp

10 visualizações
  • icon whatsapp
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Pinterest - círculo cinza
  • Spotify Rever

   Rever Fotografias 

(79) 9 8121 5054

Aracaju - Sergipe - Brasil

CNPJ: 22.164.193/0001-59