top of page

Como Escolher a Profissional de Fotografia Ideal | Fotógrafa em Aracaju

Atualizado: 14 de abr. de 2023


Aqui vão algumas dicas para escolher qual profissional ideal para você:


Há uns 9 anos, meu computador pifou, eu estava super atarefada e ao invés de levar na empresa de assistência, acabei deixando uma pessoa levar "pra um cara que conserta ali". Resultado: nunca mais vi meu computador. Esse "cara que conserta" sumiu, tive muita dor de cabeça e nunca mais vi o computador. Só prejuízo. Se eu tivesse levado meu computador num profissional, tudo teria sido diferente. É uma lição que levo para a vida.


Então, se você precisa de serviços, essas dicas são muito valiosas.




1- Contrate alguém profissional de verdade


Não canso de falar sobre isso (que serve para qualquer área), sempre contrate alguém profissional. Uma pessoa profissional terá compromisso com o trabalho, técnica, um nome a zelar e cuidado com a sua imagem.


Profissional trabalha com cnpj, contrato e compromisso, isso te dará garantias e mais segurança. Os momentos não voltam, uma má escolha pode custa caro demais.



2- O estilo de fotografia

No caso da fotografia, existem vários estilos. Escolha alguém que fotografe no estilo que você se identifica.



No meu caso, que sou especializada no estilo Lifestyle, ele estará presente em todas as fotografias que faço, seja ensaio ou evento. Quando a cliente quer algo diferente da minha especialidade, indico alguém que faça o que ela deseja.

Para descobrir isso, observe os trabalhos anteriores, eles te darão uma noção melhor do que esperar e facilitarão sua escolha. E se tiver dúvidas, pergunte, converse.



3- Edições

O tipo de edição também é um fator a ser considerado.


A pós produção de um ensaio ou evento é a outra parte do trabalho.


Depois das horas de fotografia, é necessário passar os arquivos para um computador, armazenar em backup, fazer curadoria e fazer as edições. Isso leva em geral, vários dias, às vezes, semanas.



São horas e horas extra de trabalho para corrigir detalhes e extrair o melhor de cada imagem para entregar o melhor resultado.



Quanto maior o pacote, mais horas de edição.


Nisso entra também, o estilo de edição. Quando a pessoa tem um estilo definido, você já tem uma ideia mais consistente de como serão suas fotografias.



4- Personalidade

É importante que você se sinta à vontade. Essa conexão entre quem fotografa em quem está sendo fotografada faz toda diferença no resultado.


Se você gosta do estilo de fotografia e edição, da personalidade e das ideias, já faz muita diferença. Não adianta contratar alguém com quem você se sinta tímida e envergonhada. Em ensaios externos, dependendo do local, é preciso trocar de roupas no carro, ou em locais não convencionais. Ficar à vontade para pedir ajuda na hora de fechar um vestido, por exemplo, faz muita diferença.

Quanto mais confortável você estiver, melhor.


5- Referências

Procure ver as referências (comentários online no google, nos comentários dos antigos clientes nas redes sociais).


6- Compare os Pacotes com o seu Orçamento


Caro e barato é algo extremamento relativo e pode variar muito.


Para comparar preços, é necessário ver o que cada profissional entrega e a qualidade do que é entregue. Alguém que faz um evento e não edita as imagens (que é um trabalho extra de dias e dias), sem dúvida cobrará mais barato que alguém que passa dias aperfeiçoando a imagem e cuidando dos detalhes das fotografias. E é claro, a qualidade do trabalho não será a mesma. É importante sempre perguntar sobre isso para evitar decepções com a entrega final.


Para eventos, por exemplo, quem leva equipamentos extra ( caso aconteça algo no meio do evento e haja um problema, você tem certeza que o trabalho continuará sem problemas) e tem equipe, tem custos maiores, mas também oferece mais garantias e segurança para quem contrata.


Analise o que está incluso, a qualidade técnica, o compromisso com o trabalho, a forma como você é atendida e claro, o que cabe no seu orçamento. Converse sobre as formas de pagamento que você prefere (quanto maior a antecedência, maior a flexibilidade).


Veja pelo que está pagando.


Se tem equipe, se é alguém especializado, se leva equipamento de garantia, se tem segurança, deslocamento etc. Tudo isso deve ser levado em consideração.


Não adianta comprar o preço de alguém que é profissional com um "amigo de um primo que faz por R$ 100,00", é aquela história do computador (que contei no início do post).


Profissionalismo tem custos e também tem mais segurança e qualidade.


7- Entrega

Falei aqui sobre como a qualidade, o estilo, as horas de trabalho, tamanho da equipe, equipamento de backup, deslocamento, tudo isso tem seus custos e influenciam no preço final. A forma de entrega também é um fator a ser considerado.


O que você recebe na entrega final também faz parte do orçamento. Se serão somente arquivos digitais online, se será num pen drive, ou caso você deseje material impresso, tamanho das impressões, qualidade do papel, embalagem etc. É primordial ver amostras dos produtos para você ter mais noção do que está comprando.


Os valores de álbuns, por exemplo, variam de acordo com tamanho, quantidade de páginas impressas, qualidade do papel entre outros fatores.


Claro que um papel com mais qualidade, um álbum maior custará mais que um álbum de qualidade inferior e menor.


Para mim, a entrega é um fator muito importante, a embalagem, os mimos, os detalhes do material físico fazem toda diferença. Mas é importante sempre conversar sobre quais são as suas expectativas.



8- Agende com antecedência

Depois da festa, a decoração é desmontada, a comida acaba e os convidados vão embora. A única coisa que realmente fica depois da festa, são as fotografias, as memórias daquele dia. Agendar de última hora é um risco de talvez não ter quem você gostaria fotografando os seus melhores momentos e ter que contratar qualquer pessoa.


Agendar com quem vai registrar tudo isso com antecedência, é garantir que suas lembranças daquele dia serão as melhores.


Quanto maior a antecedência nos agendamentos, mais tranquilidade você tem de que tudo sairá do jeito que você imaginou.


9- Seus direitos

Trabalhar com contrato é o mínimo. O contrato dará às partes segurança jurídica e define quais são os termos acordados entre quem contratou e quem contrata.




10- Aproveite!

Se você seguiu esses passos e contratou alguém profissional, isso quer dizer que você será bem atendida, terá fotografias lindas dentro do que escolheu e receberá tudo o que foi combinado sem dores de cabeça. Ou seja, só alegria!



Espero ter ajudado!





Um abraço,


Michelle ♥


22 visualizações0 comentário
bottom of page